DÓLAR - Como fica o dólar com o aumento da taxa de juros nos Estados Unidos? Veja análises

24 de março de 2023
Administradores

Com o aumento da taxa de juros nos Estados Unidos em 0,25 ponto, começam as reações dos agentes econômicos sobre como ficará a cotação do dólar. A moeda norte-americana fechou esta quarta (22) no preço de R$ 5,23 e, segundo os especialistas ouvidos pela Suno Notícias, a tendência é que a moeda se desvalorize nos próximos dias.

Na visão de André Fernandes, sócio e head de renda variável da A7 Capital, o enfraquecimento do dólar hoje ocorre por causa de um dos trechos do comunicado do FOMC (Comitê de Política Monetária dos Estados Unidos), em que diz “acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e pesar na atividade econômica”.

“Essa fala dá a entender que a atividade nos Estados Unidos deve sofrer sim alguma recessão, algo que alguns players do mercado estavam começando a descartar”, comenta o especialista.

Uma recessão, mesmo que leve nos Estados Unidos, enfraquece o dólar frente as outras moedas.

“Podemos ver essa reação tanto pela valorização aqui do real, que derrubou o dólar em – 0,60% após o comunicado, e pelo Índice Dólar (DXY – uma cesta de moedas composta por Euro, Iene e Libra, entre outras moedas de países desenvolvidos contra o dólar) que caiu de 103,08 para 102,26, uma queda de -0,8%, refletindo esse enfraquecimento do dólar pelo mundo”, complementa Fernandes.

Celso Pereira, diretor de investimentos da Nomad, acredita que o cenário local deve ter predominância na evolução do câmbio ao longo dos próximos dias, “principalmente especulações sobre o novo arcabouço fiscal em análise e a indicação pelo governo de um novo membro para a diretoria do Banco Central”.

“O mercado está aguardando a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central), principalmente algum comentário qualitativo de parte da autoridade monetária, para entender melhor como fica o câmbio. O consenso atual é a manutenção do alvo para Selic em 13,75% ao ano”, reforça.

O Real passou a uma leve subida após a decisão de juros nos EUA, a qual veio acompanhada de uma reação mais otimista do mercado.

Dólar está barato?

Para quem deseja comprar dólar hoje, um dos indicadores para verificar o melhor momento de adquirir a moeda é ficar de olho no Boletim Focus. Nesta semana, os especialistas do mercado financeiro argumentam que a cotação da moeda deve ficar em R$ 5,25 no final do ano.

Ou seja, quando a moeda estiver abaixo do parâmetro do Focus, é um indicativo de que vale a pena comprar dólar naquela ocasião.

Além disso, hoje é possível comprar dólar direto pelo celular e aproveitar ferramentas para aproveitar quando a cotação atingir um valor mínimo.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias